
Especialização
"Odontopediatria"
- Realização:22/04/2025 até 24/04/2027
- Curso presencial
- Pré-requisito: Graduação
- Edição: 25004
Investimento
24x de R$ 2.000,00
Taxa de inscrição de R$ 50,00
Faculdade de Odontologia de Bauru
Certificado USP
Vagas: 18
Área de Conhecimento: Odontopediatria
Objetivo
Oferecer aos cirurgiões-dentistas conhecimentos físicos, psíquicos e biológicos sobre a criança, conhecimentos de técnicas específicas da mesma, proporcionando-lhe oportunidade de realizar com destreza, confiança e eficiência o tratamento odontológico.


Público Alvo:
Profissionais graduados no curso de Odontologia (cirurgiões-dentistas)
Conteúdos / Disciplinas
Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Isabela do Carmo Custodio
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
Descrição:
Conteúdo: 1.A dança das variações conceituais 1.1As distorções conceituais: monopólio 1.2A ausência de um conceito de Homem 1.3Da ética à bioética: desvios e modismos 2.Princípios e conceitos fundamentais de Bioética 2.1Conceitos: os referenciais utilizados 2.2Princípios: a trindade bioética 2.3Critérios da bioética 2.4Natureza e pessoa 3.Fundamentos epistemológicos da bioética 3.1Retomada conceitual: ética da vida 3.2Prismas da bioética 3.3Paradigmas bioéticos 4.O Estatuto epistemológico da bioética 4.1A bioética é um território 4.2Princípios x Complexidade 5.Bioética e ética da ciência 5.1Função da ética da ciência 5.2Código da ética da ciência 6.Bioética e ciências da saúde 6.1Saúde: o binômio vida/morte 6.2Bioética e prevenção 6.3Bioética e pesquisa em saúde 6.4Bioética, ética e relações humanas Referências Bibliográficas ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOPEDIATRIA. Diretrizes para Procedimentos Clínicos em Odontopediatria. Rio de Janeiro: Santos; 2020. 344 p. CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA Resolução CFO 042/2003, de 20/05/2003, Conselho Federal de Odontologia CFO. Rio de janeiro, CFO, 2003. CÓDIGOS PENAL / PROCESSO PENAL e CONSTITUIÇÃO FEDERAL Obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com colaborações. 60ª ed. São Paulo, Saraiva, 2020, 1008 p. CONSOLIDAÇÃO DAS NORMAS PARA PROCEDIMENTOS NOS CONSELHO…
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=133123
Carga horária do módulo: 20 horas
Ministrantes: Ana Carolina Alvares Dias Todt
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
Descrição:
- Pesquisas pioneiras sobre a cárie dentária - Principais microrganismos envolvidos no processo carioso - Fatores bacterianos associados com a atividade cariosa - Avaliação microbiológica na determinação da atividade cariosa - Ação da clorexidina e dos fluoretos para a prevenção das lesões cariosas - Dieta - Mecanismos das des e remineralizações do esmalte - Flúor Bibliografia: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOPEDIATRIA. Cárie Dentária In Diretrizes para Procedimentos Clínicos em Odontopediatria. Rio de Janeiro: Santos; 2020. 63-140 p. BARTLETT D. Etiology and prevention of acid erosion. Compend Contin Educ Dent. 2009 Nov-Dec;30(9):616-20. BUSSADORI, SK; SFALCIN, RA. Manual do Papacárie: menos é mais. São Paulo: Santos Publicações, 2021. 144 p. BUZALAF, M.A.R. Fluoretos e Saúde Bucal, 2008. CONSOLARO A. Reabsorções dentárias nas especialidades clínicas 3ª ed. Bauru, SP, Editora Consolaro, 1995. FEJERSKOV, O.; KIDD, E. Cárie dentária: fisiopatologia e tratamento 3ª ed. São Paulo: Santos, 2017. 450p. FELDENS, CA; KRAMER, PF. Cárie Dentária na Infância - Uma Abordagem Contemporânea. São Paulo: Santos, 2013. 312p. FITZGERALD AC, WHYMAN RA, LETHABY A, BEATSON E, CADDIE C, DRUMMOND BK, HEGAN B, JENNINGS D, KOOPU PI, LEE JM, THOMSON WM. Summary of guidance for the use of fluorides. N Z Dent J. 2009 Dec;105(4):135-7. GARONE FILHO W., SILVA V.A., Lesões não cariosas O novo desafio da Odontologia. São Paulo, E…
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=133124
Carga horária do módulo: 464 horas
Ministrantes: Thiago Cruvinel da Silva, Elaine Marcilio Santos, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, Natalino Lourenço Neto, Thais Marchini de Oliveira Valarelli e Helenice Biancalana
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
Descrição:
Conteúdo: A disciplina oferecerá condições para os alunos realizarem com qualidade e produtividade tratamento odontológico na criança através do seguinte desempenho: 1. Reconhecer problemas de comportamento da criança, modificá-los na maioria dos casos e não criar novos problemas de comportamento; 2. Analisar os aspectos relacionados à anatomia e à oclusão dentária na criança; 3. Analisar os aspectos relacionados à erupção dentária e à rizólise fisiológica dos dentes decíduos; 4. Planejar e aplicar um programa preventivo da cárie dentária, das doenças periodontais e das más oclusões, para cada paciente; 5. Realizar exames, estabelecer diagnósticos e desenvolver um plano de tratamento adequado para as condições patológicas bucais exibidas por seus pacientes; 6. Tomar e interpretar radiografias intra-orais de qualidade para o diagnóstico dos pacientes; 7. Realizar anestesias para o tratamento odontológico da criança; 8. Realizar procedimentos de cirurgias bucais menores em seus pacientes; 9. Realizar procedimentos apropriados de terapia pulpar para dentes decíduos e permanentes jovens; 10. Realizar os procedimentos de dentisteria operatória para dentes decíduos e permanentes jovens; 11. Realizar próteses removíveis parciais e totais na criança; 12. Realizar procedimentos para tratamento das injúrias traumáticas dos dentes anteriores e dos tecidos bucais; 13. Realizar tratamento para qualquer paciente que tenha uma…
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=133125
Carga horária do módulo: 16 horas
Ministrantes: Olívia Santana Jorge
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
Descrição:
Proporcionar conhecimento relativo aos atendimentos de urgência que podem ser necessários durante os procedimentos odontológicos, provocados por reações orgânicas de ordem geral, advindos de enfermidades pré-existentes ou decorrentes do próprio atendimento. Conteúdo: 1.Considerações fisiológicas do paciente normal 2.Condutas clínicas e farmacêuticas diante das emergências médicas em consultório odontológico 3.Considerações terapêuticas anestésicas em pacientes especiais 4.Condutas terapêuticas medicamentosa nos pacientes especiais 5.Situações de risco em odontologia Referências Bibliográficas BERGERON et al. Primeiros Socorros. 2.ed., Atheneu, São Paulo, 2008. CANETTI, M.D. et al. Manual Básico de Socorro de Emergência. 2.ed. Atheneu, 2007 CARPI, MF; FIORETTO, JR. MARTIN, JC. Emergências Pediátricas Faculdade de Medicina de Botucatu. Botucatu: Atheneu, 2019. 848 p. HIGA, E.M.S; BAFI, A.T; SCHIAVON, L.L; MANCUSO, F.J.N. Guia de Medicina de Urgência. 4.ed, Manole, 2020. MICK. Emergências Médicas. 2.ed., Revinter, 2008.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=133126
Carga horária do módulo: 30 horas
Ministrantes: Isabela do Carmo Custodio
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
Descrição:
OBJETIVOS: Objetiva-se a desenvolver no especializando a necessidade de aplicação de requisitos éticos e legais no cotidiano de sua atividade laborativa. Espera-se neste sentido que, ao desenvolver seu futuro profissional, saiba ensinar identificando princípios básicos de legislação, infortunística, traumatologia forense, lides envolvendo processos contra CD, Código de Ética Odontológica, Código de Defesa do Consumidor e como anunciar e fazer publicidade em Odontologia. Fato posto, a integração do futuro especialista em Periodontia a uma realidade mercadológica, propiciando uma visão integral da odontologia-comunidade, é fator preponderante a quem será formador de opiniões. JUSTIFICATIVA: A Odontologia vem se tornando a cada dia mais uma profissão saturada, onde formadores devem se diferenciar pelo poderio de ser pensante antes do que feitor. O CD é formado sem ao menos possuir base sólida de legislação e ética, adquirindo uma formação cada vez mais tecnocrata e aparatológica, que cria um profissional deslocado da realidade nacional. O aprendizado da Ética e Legislação Odontológica justifica-se, neste caso, como vetor de divulgação, agregando valores aos futuros docentes e permitindo que prolifere o óbvio: o CD tem na sociedade um trabalho de grande responsabilidade, pois vai cuidar da saúde de seus semelhantes. É exatamente em função dessa responsabilidade que existe uma série de normas legais e éticas q…
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=133127
Carga horária do módulo: 20 horas
Ministrantes: Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
Descrição:
Essa disciplina proporciona ao estudante o conhecimento profundo da criança através do estudo de suas condutas frente ao seu ambiente familiar, odontopediátrico e societário geral. Além disso, permite identificar as origens dessas condutas e, seus tratamentos, quando geradas por estímulos de dentro e de fora do consultório odontológico. Conteúdo: 1. O conhecimento profundo da criança 1.1 Focalização integral da criança 1.2. O desenvolvimento da conduta 1.3. Caracterização dos tipos infantis e suas tendências 2. Análise do comportamento da criança no consultório 2.1. Causas do comportamento da criança originadas fora do consultório odontológico 2.1.1. Sem relação com os problemas estomatológicos 2.1.2. Relacionados com os problemas estomatológicos 2.2. Causas do comportamento da criança originadas no consultório odontológico 2.2.1. Durante o tratamento odontológico 2.2.2. Pelo ambiente odontopediátrico 3.A influência do acompanhante da criança durante o tratamento odontopediátrico. 4.Prática Clínica Bibliografia Básica: ADRADOS, I. Orientação Infantil. Petrópolis, Vozes, 1971. ALBUQUERQUE, C. M; GOUVÊA, C. V. D; MORAES, R. C. M; BARROS, R. N; COUTO, C. F. Principais técnicas de controle de comportamento em Odontopediatria. Niterói (RJ), Arquivos em Odontologia, v. 45, n. 2, p. 110-115, abril/junho de 2010 AMORIM, LFG. Traumatismo em dentes decíduos e permanentes: ciência na prática clínica. São Paulo: S…
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=133128
Carga horária do módulo: 16 horas
Ministrantes: Ana Carolina Alvares Dias Todt
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
Descrição:
Conteúdo: 1. Materiais para limpeza de cavidades 1.1. Propriedades físico-químicas 1.2. Comportamento biológico 2. Materiais para proteção do complexo dentina-polpa 2.1. Requisitos, classificação, propriedades físico-químicas, biocompatibilidade, indicações clínicas 2.2. Vernizes - vernizes convencionais - vernizes modificados 2.3. Bases - óxido de zinco e eugenol - cimento de hidróxido de cálcio 3. Cimentos: 3.1. Indicações, propriedades físico-químicas, comportamento biológico 3.2. Cimento de fosfato de zinco 3.3. Cimento de policarboxilato 3.4. Cimento de ionômero de vidro 3.5. Compômeros 4. Amálgama dental 4.1. Tipo, formato de partícula, processo de obtenção, proporcionamento, condensação, trituração, fase gama 2, propriedades físico-químicas, compatibilidade biológica, indicações clínicas. 5. Resinas 5.1. Resinas acrílicas e resinas compostas: propriedades físico-químicas do comportamento biológico, estruturas químicas, reações químicas, ataque ácido, indicações. Bibliografia Básica: 1. Santos,PSS. Medicina bucal: a prática na odontologia Hospitalar. 1ed. São Paulo: Santos 2012. 2. SILVERMAN, S.; EVERSOLE, L.R.; TRUELOVE, E.L. Fundamentos da Medicina Oral. Trad., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. 3. SONIS, S.T.: FAZIO, R.C; L. MEDICINA ORAL. RIO DE JANEIRO: INTERAMERICANA,1985 4. Andrade, ED. Terapêutica Medicamentosa Em Odontologia. Editora Artes Médicas, 2014 (3ª edição). 5. Glic…
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=133129
Carga horária do módulo: 60 horas
Ministrantes: Matheus Lotto de Almeida Souza
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
Descrição:
A disciplina de Metodologia Científica tem por interesse a apresentação do método científico, seu raciocínio e suas etapas, para que o aluno venha a familiarizar-se com a linguagem e tenha despertado o interesse pela investigação de novos conhecimentos através da pesquisa científica em saúde. Objetivos da disciplina: Conduzir o aluno a: 1. Conhecer os conceitos do método científico. 2. Ter condições de escrever trabalhos com linguajar oportuno para uma monografia. Justificativa: O conhecimento do método científico para a militância na área da educação e saúde reveste-se de importância para que a leitura de trabalhos científicos e a investigação em saúde tenham consistência e qualidade. Conteúdo programático: Teoria do conhecimento científico O método científico Recursos informacionais o Levantamento bibliográfico o Normas para publicação científica: sistema ABNT e Vancouver A relação entre as pesquisas e a bioética Redação de trabalhos científicos Estrutura de trabalhos científicos o Projeto de pesquisa o Monografias, dissertações, teses e artigos completos de periódicos Bibliografia: 1. Cervo AL, Bervian PA. Metodologia científica: para uso de estudantes universitários. 5a.ed. São Paulo: Makron; 2002. 2. Galliano AG. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra; 1986. 3. Grigoli, A. A. G. Metodologia do trabalho científico e recursos informacionais n…
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=133130
Carga horária do módulo: 24 horas
Ministrantes: Olívia Santana Jorge
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
Descrição:
Ementa: pesquisa e pós-graduação; o projeto de pesquisa: determinação e delimitação do tema e do problema da pesquisa, formulação das hipóteses, elaboração dos procedimentos metodológicos e técnicos, estabelecimento do cronograma de pesquisa; elaboração do raciocínio, formação dos conceitos, processos lógicos de estudo. Referências Bibliográficas 1- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 Informação e documentação: referências elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2020 2- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520 Informação e documentação: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2020. 3- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724 Informação e documentação: trabalhos acadêmicos apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2020. 4- CARVALHO, M.C.M. de (Org). Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 5 ed. Campinas: Papirus, 2015. 5- CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2013. 6- ESTRELA, C. Metodologia científica: ensino e pesquisa em odontologia. São Paulo: Artes Médicas, 2001. 7- LAKATOS, E.M.; MARCONI, M. de A. Metodologia do trabalho científico. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2015. 8- SECAF, V. Artigo científico: do desafio à conquista. São Paulo: Reis Editorial, 2000. 9- SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 25 ed. São Paulo: Cort…
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=133131
Carga horária do módulo: 8 horas
Ministrantes: Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
Descrição:
Introdução à Ortodontia Preventiva e sua aplicação na Odontopediatria; Desenvolvimento da dentição e oclusão; Perdas precoces e sua conseqüências; Mordidas cruzadas anterior e posterior; Hábitos deletérios na criança; Infra-oclusão e suas conseqüências. Bibliografia Básica: ALMEIDA, R.R. Ortodontia Preventiva e Interceptora: Mito ou realidade, Maringá: Dental Press, 2013. AMORIM, LFG. Traumatismo em dentes decíduos e permanentes: ciência na prática clínica. São Paulo: Santos Publicações, 2021. 362 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOPEDIATRIA. Diretrizes para Procedimentos Clínicos em Odontopediatria. Rio de Janeiro: Santos; 2020. 63-140 p. GARIB, D.; LARA, T.S.; ALVES, A. C. M. ; SILVA FILHO, O. G. Ortodontia Prática. 1. ed. Maringá: Dental Press, 2017. v. 1. 280p. JANSON, G; GARIB, D.G.; PINZAN, A.; HENRIQUES, J.F.C.; FREITAS, M.R. Introdução à Ortodontia. São Paulo: Artes Médicas, 2013. NOWAK ADMD & col. Pediatric Dentistry: Infancy Through Adolescence. UK: Saunders, 2018. 656 p. SILVA FILHO, O.G.; GARIB, D.G.; LARA, T.S. Ortodontia Interceptativa Protocolo de tratamento em duas fases. São Paulo: Artes Médicas, 2013. VAN DER LINDEN, F.P.G.M. Ortodontia: Desenvolvimento da Dentição. São Paulo: Quintessence, 1986
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=133132
Carga horária do módulo: 12 horas
Ministrantes: Thais Marchini de Oliveira Valarelli
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
Descrição:
Conteúdo: 1. Tipos de crianças especiais - classificação e características 2. Comportamento da criança 3. Comportamento familiar 4. Higiene bucal 4.1. Métodos possíveis de execução pelo paciente 4.2. Métodos executados pelos responsáveis da criança 5. Tratamentos dentários realizados em ambulatório 6. Tratamentos dentários realizados sob anestesia geral 6.1. Pré e pós-oporatório da criança hospitalizada 6.2. A introdução ao centro cirúrgico 6.3. A anestesia geral para criança 6.4. Os cuidados de urgência para a complicação da anestesia geral 6.5. O tratamento odontológico, cirúrgico e restaurador sob anestesia geral Bibliografia Básica: ABDO, R.C.C.; MACHADO, M.A.A.M. Odontopediatria nas fissuras labiopalatais. São Paulo, Santos, v.1, 2004, 113p ABDO, R.C.C.; GOMIDE, M.R. Odontologia ambulatorial e hospitalar para pacientes excepcionais. Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais/USP, Bauru, 1986. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOPEDIATRIA. Abordagem em crianças com necessidades especiais nos cuidados com a saúde bucal In: Diretrizes para Procedimentos Clínicos em Odontopediatria. Rio de Janeiro: Santos; 2020. 301-306 p. Bruna Lavinas Sayed Picciani, Paulo Sérgio da Silva Santos, Luiz Alberto Valente Soares Jr. e Bruna Michalski dos Santos. Diretrizes para Atendimento Odontológico de Pacientes Sistemicamente Comprometidos. Quint Editora. 2019. DOUGLAS, B.L. Introduction to hospital dentis…
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=133133
Carga horária do módulo: 179 horas
Ministrantes: Thiago Cruvinel da Silva, Natalino Lourenço Neto e Sandra Kalil Bussadori
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
Descrição:
Conteúdo: 1. Introdução da criança em clínica 2. Exame, diagnóstico e plano de tratamento 3. Radiologia em odontopediatria 4. Anestesias locais em crianças 4.1. Anestesias terminais 4.2. Anestesias regionais 5. Intervenções cirúrgicas em crianças 5.1. Exodontias 5.2. Frenectomias 5.3. Ulotomias 5.4. Drenagem de abcessos 5.4.1. Terapêutica cirúrgica 5.4.2. Terapêutica medicamentosa 5.5. Outras cirurgias 6. Endodontia em odontopediatria 6.1. Tratamento conservador da popa dentária 6.1.1. Proteções pulpares 6.1.2. Pulpotomias 6.2. Tratamento radical 6.2.1. Biopulpectomias 6.2.2. Necropulpectomias 7. Dentisteria restauradora 7.1. Isolamento do campo operatório 7.2. Confecção e aplicação de matrizes 7.3. Bases forradoras 7.4. Restaurações plásticas 7.5. Restaurações fundidas 8. Reparações protéticas em crianças 8.1. Reparações protéticas unitárias 8.1.1. Coroas de aço inoxidável 8.1.2. Coroas de policarbonato e de resina acrílica 8.2. Reparações protéticas múltiplas 8.2.1. Próteses parciais removíveis 8.2.2. Prótese totais 9. Prevenção da cárie dentária e moléstias periodontais no consultório odontope-diátrico 10. Tratamento dos traumatismos dos dentes anteriores das crianças 11. Consultório odontopediático, estruturação, funcionamento e normas dos serviços de saúde 12. Proteção da equipe e do paciente contra infecções provenientes de outros pacientes e da equipe. Técnicas de assepsia (peça d…
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=133134
Coordenador
Natalino Lourenço NetoVice-Coordenador
Maria Aparecida de Andrade Moreira MachadoInscrições
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SUA INSCRIÇÃO: • Cópia da Carteira de Registro no Conselho Regional de Odontologia (Não será aceito protocolo); • Cópia do Diploma (frente e verso) de Cirurgião-Dentista; • Cópia do Histórico Escolar de Odontologia; • Cópia do CPF; • Cópia da Carteira de Identidade; • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; • Cópia da Inscrição para fins de estudo no CRO – Conselho Regional de Odontologia (CANDIDATOS ESTRANGEIROS); • Cópia do Registro Nacional Migratório (RNM) (CANDIDATOS ESTRANGEIROS); • Cópia dos documentos pessoais: Cédula de Identidade, Ata de Nascimento e Passaporte (CANDIDATOS ESTRANGEIROS); • Curriculum Vitae documentado ou Lattes; • 1 foto 3 x 4 recente; • Requerimento de inscrição a ser preenchido online; • Pagamento da taxa de inscrição R$ 50,00.


Isenções
Política de Isenções 10% do total de inscritos receberão isenção integral do curso. Ordem de prioridade para isenção: 1) Docente USP; 2) Alunos de pós-graduação USP; 3) Servidores técnico administrativos USP; 4) Demais membros externos à USP.
Critérios de Seleção
As inscrições serão aprovadas por ordem de registro, até o número máximo de vagas oferecido pelo curso, mediante: - Envio da documentação listada dentro do prazo estabelecido - Análise positiva da comprovação documental recebida - Análise curricular, devidamente comprovada
Critérios de Aprovação
Para a aprovação final no curso e emissão de certificado o aluno deverá ter: I - frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada uma das disciplinas e atividades; II - nota igual ou superior a 7 (sete) em cada uma das disciplinas ou atividades, numa escala de 0 a 10 (zero a dez); III - nota igual ou superior a 7 (sete), obtida pela média aritmética das notas individuais proferidas pelos examinadores, numa escala de 0 a 10 (zero a dez); IV - aprovação da monografia.
Contatos
- Telefone:(14)3235-8224
Contato: Andreia
- Site:https://www.funbeo.com.br/
- E-mail:posodontoped@fob.usp.br
