
Especialização
NUTRIÇÃO CLÍNICA PEDIÁTRICA - AVANÇADA
- Realização:06/05/2025 até 08/05/2026
- On-line, disponível em todo território nacional e internacional
- Pré-requisito: Graduação
- Edição: 24002
Investimento
12x de R$ 960,00
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Certificado USP
Vagas: 111
Área de Conhecimento: Nutrição
Objetivo
A especialização "Nutrição Clínica Pediátrica Avançada" tem como objetivo atualizar e aprofundar a prática clínica dos profissionais da saúde interessados em treinamento continuado baseado em evidências para assistência à saúde de crianças e adolescentes. Ao final do curso o profissional será capaz de: Descrever as técnicas de avaliação do estado nutricional de bebês, crianças e adolescentes; Descrever os possíveis diagnósticos nutricionais listados pelo nutricionista e pelo pediatra e descrever a etiologia e os possíveis fatores de riscos implicados no processo; Citar as principais terapias e os principais suplementos nutricionais baseadas em evidências científicas, em diferentes condições clínicas; Aplicar ações de educação nutricional usando estratégias da nutrição comportamental


Público Alvo:
Nutricionistas, médicos e outros profissionais da área da saúde interessados na abordagem transdisciplinar da nutrição clínica pediátrica (estrangeiros tem que apresentar diploma validado no Brasil).
Conteúdos / Disciplinas
Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Tamiris Trevisan de Barros, Jacqueline Pontes Monteiro, Juliana Cristina Lemos de Souza Marchesi, Mariana Arruda Silva e Carla Iraí Ferreira
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de descrever os métodos de classificação e interpretação do estado nutricional de bebês, crianças e adolescentes usando dados de peso e estatura, explicando os processos fisiopatológicos e sociais de desenvolvimento do estado nutricional, bem como a duração desse processo e o impacto do estado nutricional na saúde e na qualidade de vida. Referências: Almeida, CAN; Pinho, AP; Ricco, RG; Elias, CP. Abdominal circumference as an indicator of clinical and laboratory parameters associated with obesity in children and adolescents: comparison between two reference tables. J. Pediatr. (Rio J.), vol.83, n.2, pp. 181-185, 2007. Amancio, OGM; Juzwiak, CR; Oliveira, FLC. Avaliação Nutricional. In: Guia de nutrição clínica na infância e na adolescência. Palma, D; Oliveira, FLC; Escrivão, MAMS. Barueri, SP: Manole, 2009. Barbosa, JM; Neves, CMAF. Obesidade. In: Barbosa, JM; Neves, CMAF; Araújo, LL; Silva, EMC. Guia ambulatorial de nutrição materno-infantil. Rio de Janeiro: MedBook, 2013. Pg 137-146. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2011b. 76 p. …
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https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=127292
Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Tamiris Trevisan de Barros, Fábio da Veiga Ued, Juliana Cristina Lemos de Souza Marchesi, Jacqueline Pontes Monteiro e Mariana Arruda Silva
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever os princípios da alimentação para pré-escolares, escolares e adolescentes baseados no diagnóstico nutricional, nas recomendações nutricionais e no contexto clínico, socioeconômico e cultural da criança e do adolescente; (b) descrever o impacto dos diferentes tipos de atividades/exercícios físicos na evolução física, mental e social da criança e do adolescente, com enfoque nas implicações nutricionais e no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009. PALM…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Jacqueline Pontes Monteiro e Fábio da Veiga Ued
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever os aspectos fisiopatológicos e psicossociais envolvidos no desenvolvimento da seletividade e da compulsão alimentar; (b) listar as técnicas de avaliação do estado nutricional na seletividade, na anorexia e bulimia nervosa; (c) listar estratégias educacionais com os pais, familiares e amigos da criança/adolescente com seletividade ou anorexia e bulimia; (d) elaborar um plano de educação nas escolas para falar sobre seletividade, anorexia e bulimia. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009. PALMA, D.; ESCR…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Jacqueline Pontes Monteiro e Fábio da Veiga Ued
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever os aspectos fisiopatológicos, psicossociais e genéticos envolvidos no desenvolvimento da obesidade; (b) listar técnicas de avaliação do estado nutricional na obesidade; (c) listar estratégias de tratamento nutricional, baseadas na nutrição comportamental, para minimizar os problemas nutricionais, clínicos e psicossociais da obesidade; (d) elaborar estratégias educacionais com os pais, familiares e amigos da criança/adolescente com obesidade. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009. PALMA, D.; ESCRIVÃO, M.…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Jacqueline Pontes Monteiro e Fábio da Veiga Ued
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever os aspectos fisiopatológicos, psicossociais e genéticos envolvidos na alergia, na sensibilidade ao glúten e na doença celíaca; (b) listar técnicas de avaliação do estado nutricional na alergia, na sensibilidade ao glúten e na doença celíaca; (c) listar estratégias de tratamento nutricional, baseadas em evidências, para minimizar os problemas nutricionais, clínicos e psicossociais na alergia, na sensibilidade ao glúten e na doença celíaca; (d) elaborar estratégias educacionais com os pais, familiares e amigos da criança/adolescente com alergia, sensibilidade ao glúten ou com doença celíaca. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDO…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Jacqueline Pontes Monteiro e Fábio da Veiga Ued
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever todos os aspectos fisiopatológicos do estresse orgânico e seu impacto no estado nutricional; (b) listar as técnicas de avaliação e diagnóstico do estado nutricional de indivíduos, de diferentes faixas etárias, em unidades de terapia intensiva; (b) descrever a terapia nutricional baseada nos Guidelines; (c) descrever o impacto da terapia nutricional na evolução clínica, física e psicossocial do indivíduo. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009. PALMA, D.; ESCRIVÃO, M.A.M.S.; OLIVEIRA, F.L.C. Nutrição Cl…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Fábio da Veiga Ued e Jacqueline Pontes Monteiro
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever como são determinadas as necessidades intravenosas de energia, macronutrientes e micronutrientes, conforme Guidelines, com enfoque na justificativa da necessidade da nutrição parenteral, seu tempo de duração, sua via de administração e suas limitações, bem como seu impacto clínico e na qualidade de vida de crianças e adolescentes; (b) descrever as implicações éticas da prescrição da nutrição parenteral; (c) descrever os princípios da nutrição enteral bem como as fórmulas específicas, tipo de administração, monitoramento e impacto clínico na qualidade de vida. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutro…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Fábio da Veiga Ued e Jacqueline Pontes Monteiro
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever os aspectos fisiopatológicos, psicossociais e genéticos envolvidos no Diabetes Mellitus e na dislipidemia; (b) listar as técnicas de avaliação do estado nutricional no Diabetes Mellitus e na dislipidemia; (c) descrever estratégias de tratamento nutricional para minimizar os problemas nutricionais, clínicos e psicossociais no Diabetes Mellitus e na dislipidemia; (d) elaborar um plano de educação nas escolas para falar sobre Diabetes Mellitus e dislipidemia. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009. PALMA,…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Fábio da Veiga Ued e Jacqueline Pontes Monteiro
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever os aspectos fisiopatológicos e psicossociais envolvidos nas doenças renais; (b) listar técnicas de avaliação do estado nutricional nas doenças renais; (c) descrever estratégias de tratamento nutricional para minimizar os problemas nutricionais e clínicos nas doenças renais; (d) elaborar estratégias educacionais com os pais, familiares e amigos da criança/adolescente com doenças renais. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009. PALMA, D.; ESCRIVÃO, M.A.M.S.; OLIVEIRA, F.L.C. Nutrição Clínica na Infância e…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Jacqueline Pontes Monteiro e Fábio da Veiga Ued
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever os aspectos fisiopatológicos e psicossociais envolvidos nas doenças gastrointestinais; (b) listar técnicas de avaliação do estado nutricional nas doenças gastrointestinais; (c) descrever estratégias de tratamento nutricional, para minimizar os problemas nutricionais, clínicos e psicossociais, nas doenças gastrointestinais; (d) elaborar estratégias educacionais com os pais, familiares e amigos da criança/adolescente com doenças gastrointestinais. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009. PALMA, D.; ESCRIV…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Fábio da Veiga Ued e Jacqueline Pontes Monteiro
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever os aspectos fisiopatológicos envolvidos em oncologia e no pós-operatório; (b) listar técnicas de avaliação do estado nutricional em oncologia e no pré e pós-operatório; (c) descrever estratégias de tratamento nutricional para minimizar os problemas nutricionais, clínicos e psicossociais na oncologia e no pós-operatório; (d) elaborar estratégias educacionais com os pais, familiares e amigos da criança/adolescente na oncologia e no pós-operatório. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009. PALMA, D.; ESCRI…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Jacqueline Pontes Monteiro, Mariana Arruda Silva, Juliana Cristina Lemos de Souza Marchesi, Tamiris Trevisan de Barros e Carla Iraí Ferreira
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de descrever (a) a classificação e a interpretação do estado nutricional de bebês, crianças e adolescentes usando dados de dobras cutâneas e circunferências, explicando os processos fisiopatológicos e sociais de desenvolvimento do estado nutricional, bem como a duração desse processo e o impacto do estado nutricional na saúde e na qualidade de vida; (b) descrever os aspectos da avaliação, do diagnóstico e do estado nutricional de crianças e adolescentes com doenças neurológicas e com síndrome de Down, com enfoque na etiologia e na cronicidade dos processos que levaram ao estado nutricional, nos mecanismos fisiopatológicos e sociais implicados no processo e no impacto na saúde e na qualidade de vida. Referências: Agertt, Fabio et al. Menkes' disease: case report. Arq. Neuro-Psiquiatr., São Paulo, v. 65, n. 1, Mar. 2007. Almeida, CAN; Pinho, AP; Ricco, RG; Elias, CP. Abdominal circumference as an indicator of clinical and laboratory parameters associated with obesity in children and adolescents: comparison between two reference tables. J. Pediatr. (Rio J.), vol.83, n.2, pp. 181-185, 2007. Amancio, OGM; Juzwiak, CR; Oliveira, FLC. Avaliação Nutricional. In: Guia de nutrição clínica na infância e na adolescência. Palma, D; Oliveira, FLC; Escrivão, MAMS. Barueri, SP: Manole, 2009. Barbosa, JM; Neves, CMAF. Obesidade. In: Barbosa, JM; Neves, CMAF; Araújo, …
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Fábio da Veiga Ued e Jacqueline Pontes Monteiro
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever os aspectos fisiopatológicos envolvidos no transtorno do Espectro Autista e na dieta cetogênica; (b) listar técnicas de avaliação do estado nutricional no transtorno do Espectro Autista e na dieta cetogênica; (c) descrever estratégias de tratamento nutricional no transtorno do Espectro Autista e na dieta cetogênica; (d) elaborar estratégias educacionais com os pais, familiares e amigos da criança/adolescente com transtorno do Espectro Autista e com dieta cetogênica. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009.…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Jacqueline Pontes Monteiro e Fábio da Veiga Ued
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever os conceitos e tipos de ciências ômicas; (b) descrever as aplicações das ciências ômicas; (c) fazer uma análise crítica da aplicação de testes genéticos na abordagem nutricional; Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009. PALMA, D.; ESCRIVÃO, M.A.M.S.; OLIVEIRA, F.L.C. Nutrição Clínica na Infância e na Adolescência. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2009. MONTEIRO, J.P.; CAMELO, J.S. Caminhos da nutrição e terapia nutricional: da concepção à adolescência. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan,2007. MAHAN, L.K.…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Juliana Cristina Lemos de Souza Marchesi, Carla Iraí Ferreira, Mariana Arruda Silva, Valéria Ambrósio e Jacqueline Pontes Monteiro
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever os aspectos psicossociais, biológicos e econômicos associados ao consumo alimentar, (b) descrever a legislação que dá suporte à suplementação de nutrientes, compostos bioativos, prebióticos e probióticos. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009. PALMA, D.; ESCRIVÃO, M.A.M.S.; OLIVEIRA, F.L.C. Nutrição Clínica na Infância e na Adolescência. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2009. MONTEIRO, J.P.; CAMELO, J.S. Caminhos da nutrição e terapia nutricional: da concepção à adolescência. Rio de Janeiro: Guanabara-Ko…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Carla Iraí Ferreira, Valéria Ambrósio, Jacqueline Pontes Monteiro, Juliana Cristina Lemos de Souza Marchesi e Mariana Arruda Silva
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever a técnica do Mindful Eating no processo de educação nutricional de crianças e adolescentes em situações de saúde e doença; (b) descrever a técnica do Comer Intuitivo no processo de educação nutricional de crianças e adolescentes em situações de saúde e doença; (c) descrever as diferenças entre as estratégias de educação nutricional, que contemplem os aspectos biológicos e psicossociais, para educar crianças e adolescentes no processo da alimentação, visando melhor condição clínica, física, social e de qualidade de vida, de crianças e adolescentes; (d) traçar planos de educação nutricional baseados nas técnicas de Rapport-Building; técnicas de mudança de comportamento com foco no fazer; técnicas de mudança de comportamento com foco no pensar/sentir; técnicas de mudança de comportamento considerando o engajamento social; (e) descrever uma abordagem prática play-role nas situações de estado pré-contemplativo e contemplativo, de preparação, de ação, de manutenção e de recaída. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP:…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Juliana Cristina Lemos de Souza Marchesi, Valéria Ambrósio, Mariana Arruda Silva, Jacqueline Pontes Monteiro e Carla Iraí Ferreira
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina os alunos serão capazes de descrever estratégias de intervenção nutricional em diferentes condições. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009. PALMA, D.; ESCRIVÃO, M.A.M.S.; OLIVEIRA, F.L.C. Nutrição Clínica na Infância e na Adolescência. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2009. MONTEIRO, J.P.; CAMELO, J.S. Caminhos da nutrição e terapia nutricional: da concepção à adolescência. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan,2007. MAHAN, L.K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 14. ed. São Paulo: Roca, 2018. COZZOLINO, S.M.F.…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Jacqueline Pontes Monteiro, Juliana Cristina Lemos de Souza Marchesi, Carla Iraí Ferreira, Tamiris Trevisan de Barros e Mariana Arruda Silva
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever a técnica da impedância bioelétrica para interpretar a composição em massa gorda e massa magra de bebês, crianças e adolescentes explicando os processos fisiopatológicos e sociais de desenvolvimento da composição corporal, bem como a duração desse processo e o impacto da composição corporal na saúde e na qualidade de vida; (b) descrever as técnicas corretas para obtenção da história alimentar de bebês, crianças e adolescentes, utilizando as ferramentas (i) anamnese alimentar; (ii) recordatório de 24 horas; (iii) recordatório habitual; (iv) questionário de frequência alimentar. Referências: Tanabe, RF. Valores de referência do vetor de bioimpedância elétrica corporal total em lactentes e pré-escolares. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências). Área de Concentração: Saúde da Criança e da Mulher, Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 15/04/2015. Slater, B; Fisberg, RM; Philippi, ST; Latorre, MRO. Validation of a semi-quantitative adolescentes food frequency questionnaire applies at a public school in São Paulo, Brazil. Eur J Clin Nutr. 2003; 57:629-35. Piccoli A, Pastori G. BIVA software. Padova: Department of Medical and Surgical Sciences, University of Padova, Italy; 2002. Piccoli…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Mariana Arruda Silva, Juliana Cristina Lemos de Souza Marchesi, Jacqueline Pontes Monteiro, Tamiris Trevisan de Barros e Carla Iraí Ferreira
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever as características físicas e clínicas das alterações do estado nutricional que vão desde a obesidade, subnutrição até as carências de vitaminas e minerais explicando os processos fisiopatológicos e sociais de desenvolvimento dessas condições, bem como a duração desse processo e o impacto das condições acima na saúde e na qualidade de vida. Referências: Norton, RC. Carências e excessos de minerais na alimentação de crianças e adolescentes. In: Weffort, V.R.S.; Lamounier, J.A. Nutrição em Pediatria: De Neonatologia à Adolescência. Barueri: Manole, 2009. Pg.185 a 192. Silva, L.L.C. e cols. Acrodermatite enteropática em uma criança com deficiência de zinco herdada. Residência Pediátrica, Rio de Janeiro, v.4, n.3, p.106-108, 2014. Sociedade Brasileira de Pediatria. Avaliação nutricional da criança e do adolescente Manual de Orientação / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 2009. 112p. Sommer A. Vitamin A deficiency and its consequences: a field guide to their detection and control. 3ª ed. Geneva: WHO; 1995. Weffort, V.R.S. Carências vitamínicas. In: Weffort, V.R.S.; Lamounier, J.A. Nutrição em Pediatria: De Neonatologia à Adolescência. Barueri: Manole, 2009. Pg.161 a 183.
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Mariana Arruda Silva, Tamiris Trevisan de Barros, Carla Iraí Ferreira, Jacqueline Pontes Monteiro e Juliana Cristina Lemos de Souza Marchesi
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de descrever os exames laboratoriais relacionados a prováveis alterações nutricionais, além de explicar os processos fisiopatológicos e sociais de desenvolvimento dessas alterações nos exames, bem como a duração dessas alterações e o impacto das alterações na saúde e na qualidade de vida. Referências: ADA (American Diabetes Association). Clinical Practice Recommendations. Diabetes Care. v. 35, ssp. 3, p. 4-10, 2012. ADA (American Diabetes Association). Standards of medical care in diabetes. Diabetes Care. 2010, v. 30, p.11-61, 2010. aAdriolo A, Rotondi EM. Avaliação do metabolismo do ferro. In: Adriolo A. Guia de medicina laboratorial. São Paulo: Manole, p. 69-71, 2005. bAdriolo A, Bismark ZF. Rim e vias urinárias. In: Adriolo A. Guia de medicina laboratorial. São Paulo:Manole, p. 185-213, 2005. Alves M, Bastos M, Leitão F, Marques G, Ribeiro G, Carrilho F. Vitamina D: importância da avaliação laboratorial. Rev Port Endocrinol Diabetes Metab, v. 8, n.1, p. 32-39, 2013. Amancio OMS, Juzwiak CR, Oliveira FLC. Avaliação nutricional. In: Palma D, Escrivão MAMS, Oliveira FLC. Nutrição Clínica: na infância e na adolescência. 1.ed. Manole: Barueri, cap. 2, p. 25-54, 2009. Bailey D, Colantonio D, Kyriakopoulou L, Cohen AH, Chan MK, Armbruster D, Adeli K. Marked biological variance in endocrine and biochemical markers in childhood: establishment of pedi…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Juliana Cristina Lemos de Souza Marchesi, Mariana Arruda Silva, Tamiris Trevisan de Barros, Fábio da Veiga Ued e Jacqueline Pontes Monteiro
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever as técnicas de cálculo das necessidades energéticas baseadas nas diferentes fórmulas propostas na literatura, comparando e descrevendo as vantagens e desvantagens de cada uma delas, nas diferentes faixas etárias; (b) descrever as necessidades de macronutrientes e de micronutrientes entendendo a origem dessas recomendações e de suas limitações na aplicação das mesmas em indivíduos; (c) descrever as técnicas de cálculo das necessidades energéticas e de nutrientes de prematuros e bebês de baixo peso (d) descrever as técnicas de cálculo das necessidades energéticas, conforme idade corrigida, cronológica e biológica. Referências: Allison, SP. Monitoring of Nutritional Support: Clinical Monitoring. In: Sobotka, L. Basics in Clinical Nutrition. Fourth edition. ESPEN. GALÉN. 2011. American Academy of Pediatrics, Committee on Nutrition. Carbohydrate and dietary fiber. In: Barness L, ed. Pediatric Nutrition Handbook. 3rd ed. Elk Grove Village, IL: American Academy of Pediatrics; 1993: 100-106. Associação Brasileira de Nutrologia, Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Gasto Energético Avaliado pela Calorimetria Indireta. Projeto Diretrizes. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, 2009. Barbosa, JM; Neves, CMAF. Criança e Adolescente. In: Barbosa, JM; Neves, CMAF; Araújo, LL; …
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Jacqueline Pontes Monteiro, Juliana Cristina Lemos de Souza Marchesi, Fábio da Veiga Ued, Mariana Arruda Silva e Tamiris Trevisan de Barros
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) traçar um plano de educação materna ao aleitamento com linguagem simples enfatizando seu impacto clínico a curto e a longo prazo, bem como seu impacto social, psicológico e afetivo; (b) descrever os diferentes tipos de complemento ao leite materno existentes no mercado, comparando a composição nutricional entre eles e justificando sua indicação, baseado em evidências científicas, no que diz respeito a cada componente nutricional. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009. PALMA, D.; ESCRIVÃO, M.A.M.S.; OLIVEIRA, F.…
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Jacqueline Pontes Monteiro, Mariana Arruda Silva, Juliana Cristina Lemos de Souza Marchesi, Tamiris Trevisan de Barros e Fábio da Veiga Ued
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever as recomendações nacionais e internacionais da alimentação complementar; (b) descrever e aplicar as técnicas baby Led Weaning e Baby Led Introduction to Solids, traçando um plano de educação materna com enfoque no impacto clínico, social e na qualidade de vida. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009. PALMA, D.; ESCRIVÃO, M.A.M.S.; OLIVEIRA, F.L.C. Nutrição Clínica na Infância e na Adolescência. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2009. MONTEIRO, J.P.; CAMELO, J.S. Caminhos da nutrição e terapia nutricional: …
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Mariana Arruda Silva, Tamiris Trevisan de Barros, Fábio da Veiga Ued, Juliana Cristina Lemos de Souza Marchesi e Jacqueline Pontes Monteiro
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
Descrição:
Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever e comparar diferentes fórmulas infantis, compostos lácteos e dietas enterais do mercado; (b) avaliar a concordância dessas fórmulas com as normas da ANVISA e do CODEX ALIMENTARIUS; (c) listar as diferentes fórmulas para condições clínicas diferentes, baseados em evidências científicas. Referências: NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015. OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014. VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009. PALMA, D.; ESCRIVÃO, M.A.M.S.; OLIVEIRA, F.L.C. Nutrição Clínica na Infância e na Adolescência. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2009. MONTEIRO, J.P.; CAMELO, J.S. Caminhos da nutriçã…
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Coordenador
Fabio CarmonaVice-Coordenador
Fábio da Veiga UedInscrições
Os alunos deverão realizar a inscrição e o pagamento da taxa de matrícula (R$ 350,00) em https://cursos.faepa.br/. Um guia para inscrição e pagamento será disponibilizado aos alunos em momento oportuno.


Isenções
A isenção de pagamento será para 10% do total de vagas preenchidas. Estão incluídos na política de isenção os profissionais da saúde do complexo HC-FMRP/FAEPA. Os interessados deverão enviar um e-mail para nutriclinicaped@gmail.com. A classificação dos interessados será definida por (a) menor salário documentado por holerite da Instituição (complexo HC-FMRP/FAEPA); (b) ordem de inscrição; (c) maior tempo de serviço no complexo HC-FMRP/FAEPA; nessa respectiva ordem. O aluno com privilégio de isenção do pagamento terá que cumprir algumas atividades acadêmicas, como montagem de casos clínicos que serão usados pelos professores nas aulas, bem como participar de atividades de divulgação do curso. O aluno terá que cumprir todos os requisitos básicos de frequência (frequência maior ou igual a 75%) e nota (nota maior ou igual a 7,0) para receber certificado.
Critérios de Seleção
O candidato deverá ter Diploma de Graduação em qualquer curso da área da saúde ou Certificado de Conclusão de Curso (comprovante da graduação de que terminou todos as disciplinas do curso e com nota; sem qualquer pendência para obtenção do diploma atestado pelo Conselho de Graduação da Entidade).
Critérios de Aprovação
Disciplinas: Nota mínima de 7,0 em cada disciplina/atividade em uma escala de 0 a 10; e frequência mínima de 75% em cada uma das disciplinas/atividades. TCC: Nota igual ou superior a 7,0 em uma escala de 0 a 10, avaliada por banca examinadora para a aprovação final. A nota do TCC será obtida pela média aritmética das notas individuais proferidas pelos examinadores em avaliação realizada por banca examinadora composta por, no mínimo, 2 (dois) avaliadores com titulação mínima de especialista, sendo um deles docente da USP. Prova final do curso: Ao final do curso o aluno deverá responder a 24 questões de múltipla escolha e obter nota mínima 7,0 em uma escala de 0 a 10. A NOTA FINAL DO CURSO SERÁ A MÉDIA ARITIMÉTICA ENTRE NOTAS DAS DISCIPLINAS, NOTA DO TCC E NOTA DA PROVA FINAL. O ALUNO TERÁ QUE OBTER NOTA FINAL MÍNIMA DE 7,0 PARA SER APROVADO.
Contatos
- Telefone:(16)3315-0745
Contato: Mariana Arruda
- Site:http://www.nutriclinicaped.com.br
- E-mail:m.arruda@alumni.usp.br
