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Especialização

MBA em Gestão Escolar

  • Realização:24/10/2025 até 31/08/2027
  • On-line, disponível em todo território nacional e internacional
  • Pré-requisito: Graduação
  • Edição: 25020
Inscreva-se

Investimento

22x de R$ 400,90

Taxa de inscrição de R$ 100,00

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Certificado USP

Vagas: 900

Área de Conhecimento: Educação

Objetivo

Este curso tem por objetivo geral proporcionar sólida e adequada formação teórica e prática dos elementos organizativos e pedagógicos da escola. Desta forma, contribuir com a qualificação dos coordenadores pedagógicos, e/ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora nas escolas, na perspectiva da gestão democrática e participativa em diversas áreas educacionais propiciando o desenvolvimento do trabalho em equipe e de liderança, além da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social. A capacitação de gestores educacionais visando planejar, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas, além de desenvolver competências que possibilitem atuarem como transformadores a fim de contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola com vistas ao sucesso qualitativos do processo educativo e na sustentabilidade das Instituições. Os objetivos específicos vão à direção de uma educação que proporciona a transformação dos espaços escolares, de forma coletiva e transparente, e consequentemente, dos sujeitos envolvidos: - Identificar novas oportunidades de prospecção, com base nos cenários educacionais existentes; - Conhecer e analisar abordagens a acerca da Estratégia Empresarial relacionando-as com a escola; - Capacitar lideranças para gerir o corpo social com foco em resultados para a escola; - Aplicar os conceitos de gestão financeira, com foco na maximização dos resultados que favoreçam a escola; - Empregar os sistemas de informações gerenciais como ferramentas de apoio à tomada de decisão; - Conhecer ações de gestão de marketing educacional como parceiro da imagem da escola; - Compreender a estrutura de gestão educacional do Brasil e seus instrumentos de gestão e avaliação. - Proporcionar oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas que favorecem o trabalho coletivo e a transparência da gestão da escola. - Proporcionar o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar. - Incentivar a gestão democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar que favoreçam a formação cidadã do estudante. - Possibilitar oportunidades para ampliação de habilidades para analisar e resolver problemas, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação. - Desenvolver a compreensão pedagógica de gestão escolar, situada nos contextos micro e macro da escola, superando as concepções fragmentadas do processo educacional e contemplando as dimensões da construção e formação como objeto do trabalho pedagógico; - Fornecer subsídios para que a gestão da escola aconteça de forma criativa, coletiva e democrática, visando a participação dos alunos, professores, funcionários e a comunidade.

Público Alvo:

Diretores, Coordenadores de Curso, Coordenadores Pedagógicos, Orientadores Educacionais e Supervisores que atuam em instituições educacionais de níveis básico ou superior, públicas ou privadas.

Conteúdos / Disciplinas

Coordenador

Rosebelly Nunes Marques

Vice-Coordenador

Vivian Batista da Silva

Inscrições

Preenchimento da ficha de inscrição no site https://mbauspesalq.com/cursos/mba-em-gestao-escolar anexando os documentos: Para alunos que concluíram o curso superior no Brasil: RG, CIN ou CNH - que informe naturalidade e CPF, e diploma. Caso o aluno seja estrangeiro, será aceito Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte ou documento de identificação do país de origem em lugar do RG. Para alunos que concluíram o curso superior fora do Brasil: além dos documentos oficiais de identificação, diploma (frente e verso), histórico do curso superior informando carga horária total do curso e de cada disciplina cursada e conteúdo programático cursado ou diploma revalidado no Brasil.

Isenções

As isenções são disponibilizadas aos professores e funcionários concursados da USP, aos funcionários de fundações vinculadas à USP e discentes de mestrado ou doutorado da USP. Para a comunidade externa, além de eventuais isenções, serão concedidos descontos aos candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que estejam dentro dos critérios estabelecidos em edital e a pessoas a partir de 60 anos que recebam benefício previdenciário ou amparo assistencial.

Critérios de Seleção

Ter curso superior completo. Caso o número de candidatos ultrapasse 80% do número de vagas, a análise para ingresso no curso será pautada na área de formação, experiência profissional, cargo ou função do interessado.

Critérios de Aprovação

Nota mínima de 7 (sete) nas disciplinas e atividades, em uma escala de 0 a 10; Nota mínima de 7 (sete) nas provas finais, em uma escala de 0 a 10; Nota mínima de 7 (sete) no trabalho de conclusão do curso (trabalho escrito e defesa), em uma escala de 0 a 10; Frequência mínima de 75%.

Contatos