
Especialização
MBA em Gestão e Transformação Digital
- Realização:07/04/2025 até 07/10/2026
- On-line, disponível em todo território nacional e internacional
- Pré-requisito: Graduação
- Edição: 24004
Investimento
18x de R$ 590,00
Taxa de inscrição de R$ 90,00
Escola de Comunicações e Artes
Certificado USP
Vagas: 350
Área de Conhecimento: Comunicação
Objetivo
A presente proposta objetiva formar profissionais de excelência para posições centrais de liderança e gestão do processo de digitalização em organizações públicas e privadas. São objetivos subjacentes a presente proposta de especialização: 1. Desenvolver no egresso a capacidade reflexiva sobre os fenômenos associados a digitalização em organizações e ocupações, com ênfase nas oportunidades e ameaças desencadeadas por esse processo de transformação. 2. Propiciar uma visão sistêmica de conceitos mercadológicos, comunicacionais e tecnológicos envolvidos na digitalização, capacitando o egresso a identificar, analisar e intervir em diversos contextos profissionais. 3. Capacitar os alunos para o desenvolvimento de abordagens inovadoras e integrativas, sobretudo no processo de tomada de decisão guiada por dados. 4. Desenvolver uma primeira visão que permita a aplicação de forma prática e imediata as principais tecnologias digitais nas suas respectivas organizações e carreiras profissionais. 5. Possibilitar um grau de diferenciação do egresso no mercado profissional, como adaptação e flexibilidade, pensamento analítico, liderança, análise de dados, resolução de problemas e visão sistêmica.


Público Alvo:
Profissionais egressos das áreas de Administração, Comunicação, Marketing, Publicidade, Economia, Contabilidade, Direito, Arquitetura, Ciências da Informação, Computação, Engenharias e afins.
Conteúdos / Disciplinas
Carga horária do módulo: 10 horas
Ministrantes: Rogério Alves Soares
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Introdução à era da competição analítica. Desenvolvimento de capacidade analítica. Performance do negócio com analytics. Analytics para processos internos e externos. Digital analytics, análise de concorrentes e tendências. ALBRIGHT, A. C.; WINSTON, W. L. Business analytics: data analysis and decision making. 5. ed. Stamford: Cengage Learning, 2015. CAMM, J. D. et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018. CHEN, H., CHIANG, R. H. L.; STOREY, V. C. Business Intelligence and Analytics: from Big Data to Big Impact. Journal MIS Quarterly, vol. 36, no. 4. p. 1165-1188, 2012. DAVENPORT, T. H.; HARRIS, J. G.; MORISON, R. Analytics at work: smarter decisions, better results. Boston, MA: Harward Business Press, 2010. MAHESHWARI, A. Data analytics made accessible. USA: eBook Kindle edition, 2019. PROVOST, F; FAWCETT, T. Data Science para Negócios. Rio Janeiro: Editora Alta Books, 2016. SHARDA, Ramesh; DELEN, Dursun; TURBAN, Efraim. Analytics, Data Science, & Artificial Intelligence: Systems for Decision Support. Pearson, 2019. SCHMARZO, Bill; BORNE, Kirk. The Economics of Data, Analytics, and Digital Transformation. Packt, 2020.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=123671
Carga horária do módulo: 10 horas
Ministrantes: Ivette Raymunda Luna Huamani
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Definições e tipos de aprendizagem. Algoritmos de aprendizado supervisionado e não supervisionado. Reconhecimento de Padrões. Algoritmos e sistemas de recomendação. Estudos de caso e exemplos práticos. FACELI, Katti. Inteligência artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina. Grupo Gen LTC, 2011. GÉRON, Aurélien. Mãos à Obra: Aprendizado de Máquina com Scikit-Learn & Tensor. Flow, 2019. HAIR JR., J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. IZBICKI, Rafael; SANTOS, Tiago Mendonça dos. Aprendizado de máquina: uma abordagem estatística. 1a edição, 2020. MUELLER, A. C; GUIDO, S. Introduction to Machine Learning with Python a Guide for Data Scientists. New York, USA: O'Reilly Media, 2016. SIEGEL, E. Análise preditiva. 1ª ed. Alta Books: 2017.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=123672
Carga horária do módulo: 10 horas
Ministrantes: Alexandre Del Rey
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Panorama do surgimento do Big Data. Ferramentas e técnicas de Big Data. Soluções para análise de dados em grande escala na nuvem. Arquiteturas para análise de big data baseadas em serviços na nuvem. Aplicações de Big Data e computação em nuvem. CHEN, Y. et al. Big data analytics and big data science: a survey. Journal of Management Analytics, v. 3, n. 1, p. 1-42. fev. 2016. MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018. MARQUESONE, R. Big Data/Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados. São Paulo: Casa do Código, 2017. TAKEDA, Kazuya; IDE, Ichiro, MUHANDIKI, Victor. Frontiers Of Digital Transformation: Applications of The Real World Data Circulation Paradigm. Springer, 2021. TAURION, C. Big Data. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=123673
Carga horária do módulo: 10 horas
Ministrantes: Angelica Pigola
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Ecossistema do Blockchain. Inovações na transferência de valor. Aplicativos descentralizados e contratos inteligentes. Oportunidades e fronteiras do Blockchain. Introdução ao Digital Money: origens, funções e variedades. CHISHTI, S. The FINTECH Book: The Financial Technology Handbook for Investors, Entrepreneurs and Visionaries. New York, USA: Wiley, 2016. FLEMING, S. Blockchain technology and microservices architecture. USA: eBook Kindle, 2018. LANG, Volker. Digital Fluency: Understanding the Basics of Artificial Intelligence, Blockchain Technology, Quantum Computing, and Their Applications for Digital Transformation. Apress, 2021. MOUGAYAR, W. Blockchain para negócios: Promessa, prática e aplicação da nova tecnologia da Internet. 2017. OSWALD, Gerhard; KLEINEMEIER, Michael. Shaping the Digital Enterprise. Trends and Use Cases in Digital Innovation and Transformation. Springer International Publishing, 2017. SWAN, M. Blockchain: blueprint for a new economy. USA: OReilly Media, 2015. TAPSCOTT, D.; TAPSCOTT, A. Blockchain Revolution. 1ª ed. SENAI-SP: 2017.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=123674
Carga horária do módulo: 10 horas
Ministrantes: Daniel Donda
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Introdução à cibersegurança na atualidade. Segurança e proteção de dados no contexto dos negócios. Ameaças, senhas e privacidade. Visualização de ameaças e falhas de segurança. Princípios e responsabilidades - LGPD (Lei nº 113709/2018). ALCANTARA, L. K. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2, 2017. BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013. MÖLLER, Dietmar P.F. Cybersecurity in Digital Transformation. Scope and Applications-Springer, 2021. PUYVELDE, Damien Van; BRANTLY, Aaron F. Cybersecurity: Politics, Governance and Conflict in Cyberspace. Wiley, 2019.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=123676
Carga horária do módulo: 10 horas
Ministrantes: Ricardo Antonio Cappra
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Métodos e ferramentas e melhores práticas para uso de dados. Data Wrangling (preparação de dados). Gestão de performance e construção de KPIs (indicadores). Digital analytics para modelagem de dados. Extração de valor em redes sociais e plataformas digitais (Social Big Data). Resolução de problemas e aplicações na gestão. ANDERSON, Carl. Creating a Data-Driven Organization: Practical Advice from the Trenches. ORelly Media, 2015. CAMM, J. D. et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018. PODOLNY, Joel M; HANSEN, Morten T. HBR's 10 Must Reads on Leading Digital Transformation-Harvard Business Review Press, 2021. ROWLES, Daniel; BROWN, Thomas. Building Digital Culture. A Practical Guide to Successful Digital Transformation. Kogan Page Publishers, 2017. SHARDA, Ramesh; DELEN, Dursun; TURBAN, Efraim. Analytics, Data Science, & Artificial Intelligence: Systems for Decision Support. Pearson, 2019. TELLES, A. A revolução das mídias sociais. M.Books, 2011.
Para mais informações, acesse:
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Carga horária do módulo: 10 horas
Ministrantes: Yuri Lázaro de Oliveira Cunha
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Introdução à abordagem Design Thinking. Etapas do processo de Design Thinking: imersão, ideação e prototipação. Pensamento visual e potencialização de narrativa com imagens. Método Lean Startup e produto mínimo viável. Estudos de caso e exemplos práticos. BROWN, T. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias; Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. COUTINHO, A.; POYATOS, H.; e MENDES, M. Inove com Design Thinking. São Paulo: Fiap, 2016. LEWRICK, Michael. The Design Thinking Playbook: Mindful Digital Transformation of Teams, Products, Services, Businesses and Ecosystems-Wiley, 2018. MELO, A; ABELHEIRA, R. Design Thinking & Thinking Design: metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015. RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação. São Paulo: Leya Brasil, 2012. STICKDORN, M. et al. Isto é Design Thinking de serviços: fundamentos, ferramentas, casos. Porto Alegre: Bookman, 2014.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=123678
Carga horária do módulo: 10 horas
Ministrantes: Júlio Araújo Carneiro da Cunha
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Novos modelos de organização: exponenciais, bi-modais e plataforma. Arquitetura de organizações digitais e Intraempreendedorismo. Disrupções e reinvenção de modelos de negócios. Digitalização e novas proposta de valor. Estudos de caso e exemplos práticos. AAGAARD, Annabeth. Digital Business Models: Driving Transformation and Innovation-Springer International Publishing, Palgrave Macmillan, 2019. CARVAJAL JÚNIOR, C. J., SANCHEZ, W. M. Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação. São Paulo, Editora Livrus, 2015. DORNELAS, J. Empreendedorismo Transformando Ideias em Negócios. 5ª ed. Campus, 2014. LOUCKS, J.; MACAULAY, J.; NORONHA, A.; WADE, M. Digital Vortex: How Today's Market Leaders Can Beat Disruptive Competitors at Their Own Game. 1ª ed. DBT Center Press: 2016. MAGALDI, S.; Neto, J.S. O Novo Código da Cultura: Vida ou Morte na Era Exponencial. 1ª ed. Gente, 2019. OSTERWALDER, A; PIG, Y. Business Model Generation - inovação em modelos de negócios. Rio Janeiro: Alta Books, 2011. SALIM, I. Organizações Exponenciais, 1ª ed. Alta Books, 2018.
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Carga horária do módulo: 10 horas
Ministrantes: Lucas Daniel Ramos Ribeiro
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Estratégias para a mudança organizacional. Desenvolvimento de uma cultura digital. Liderança na transformação digital. Ferramentas para a elaboração de um plano de gestão das mudanças. Estudos de caso e exemplos práticos. BOVEY, W. H. Resistance to organizational change: the role of cognitive and affective processes. Leadership & Organizational Development Journal, v.22, n. 7, 2001. COSTA, S. G.; RODRIGUES, J. N.; VIEIRA, Gestão da mudança. Atlas, 2010. MAGALDI, S.; Neto, J.S. Gestão do Amanhã: Tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial. 1ª ed. Gente, 2018. MCCALMAN, J.; PATON, R.A. Change Management: a guide to effective implementation. 3th ed. Sage; 2008. O'BRIEN, Gary. Digital Transformation Game Plan. O'Reilly Media, 2019. RASKINO, M.; WALLER, G. Digital to the Core: Remastering Leadership for Your Industry, Your Enterprise, and Yourself. 1ª ed. Bibliomotion, 2015. WESTERMAN, George; BONNET, Didier; MCAFEE, Andrew. Leading Digital. Turning Technology into Business Transformation. Harvard Business Review Press, 2014.
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https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=123681
Carga horária do módulo: 10 horas
Ministrantes: Naiche van Der Poel
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Processo de venda na era digital. Métricas de e-commerce (taxa de conversão, tráfego, vendas, ticket médio, taxa de carrinho abandonado, taxa de rejeição, ROI). Marketplace e a atuação dos varejistas. Oportunidades e ameaças no Brasil e no mundo. Estudos de caso e exemplos práticos. ALBERTIN, A. Comércio Eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. São Paulo: Atlas, 2004. DAVE, C. Gestão de e-business e e-commerce. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2016. MIKITANI, H. As Novas Regras do E-commerce Marketplace 3.0. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2014. TURCHI, S.R. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. 2ª ed. São Paulo: Editora Gen, 2018.
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Carga horária do módulo: 10 horas
Ministrantes: Angelica Pigola
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Introdução e principais tecnologias de IoT. Oportunidades e repercussões de negócios para IoT. Implementação da IoT nas estratégias de negócios. Dispositivos robóticos e smart devices. Estudos de caso e exemplos práticos. GUBBI, J.; BUYYA, R.; MARUSIC, S.; PALANISWAMI, M. Internet of Things (IoT): A vision, architectural elements, and future directions, Future Generation Computer Systems, vol. 29, i. 7, p. 1645-1660, September 2013. KHARE, Anshuman; STEWART, Brian; SCHATZ, Rod. Phantom Ex Machina: Digital Disruptions Role in Business Model Transformation-Springer International Publishing, 2017. MAGNANI, E. A internet das coisas. Rio Janeiro: Editora FGV, 2018. SINCLAIR, B. IoT Inc: How your company can use the IoT to win in the outcome economy. New York, USA: McGraw-Hill Education, 2017. CEVIKCAN, Emre. USTUNDAG, Alp. Industry 4.0. managing the digital transformation. Springer, 2018.
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Carga horária do módulo: 14 horas
Ministrantes: Bruno Peres de Andrade Cruz
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Comunicação integrada de marketing. Combinação e integração de ferramentas de comunicação online. Dispositivos digitais como ferramenta mercadológica. Gestão da comunicação de massa e pontos de contato. Métricas digitais e funil de conversão digital. Estudos de caso e exemplos práticos. BARRETO, I. F.; CRESCITELLI, E. Marketing de relacionamento; como implantar e avaliar resultados. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2015. GABRIEL, M. Marketing na era digital. São Paulo: Editora Novarte, 2016. KINGSNORTH, S. Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. USA: Kogan Page, 2019. KOTLER, Philip et al. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Sextante, 2017. MICELI, André; SALVADOR, Daniel. Planejamento de Marketing Digital. 2ed. Brasport, 2017. TORRES, C. A bíblia do marketing digital. Novatec, 2018. TURCHI, S.R. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. 2ª ed. São Paulo: Editora Gen, 2018. VAZ, C. A. Os 8 Ps do Marketing Digital: O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital. 1ª ed. Novatec, 2011. SCOTT, D. Marketing e comunicação na era digital. São Paulo: Évora, 2015. YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações. 3ed. Saraiva, 2011. YANAZE, Mitsuru; FREIRE, Otavio; SENISE, Diego. Retorno de Investimentos em Comunicação. 2a ed. SENAC/DIFUSÃO, 2013.
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Carga horária do módulo: 14 horas
Ministrantes: Raphael Donaire Albino
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Diferenças entre organização de projeto e produto. Conceitos principais: Scrum, Kanban, Lean, Sprint, Backlog, DevOps, Design e Product Owner. Agile Team Organization (Squads, Chapters, Tribes, Guilds). Ferramentas para alcançar uma organização ágil. Métricas de eficiência da construção de produtos e serviços digitais. Estudos de caso e exemplos práticos. AMARAL, D. C. et al. Gerenciamento ágil de projetos: aplicação em produtos inovadores. São Paulo: Editora Saraiva, 2011. PERKIN, Neil; ABRAHAM, Peter. Building the Agile Business through Digital Transformation: How to Lead Digital Transformation in Your Workplace. Kogan Page, 2017. PALFREYMAN, John. Digital Transformation Handbook: An agile approach to maximise value, 2020. SCHWABER, K; BEEDLE, M. Agile Software Development with Scrum. São Paulo: Prentice Hall, 2002. SCHWABER, K. Agile Project Management with Scrum. Redmond, Washington: Microsoft Press, 2004. TAPPSCOT, D. A hora da geração digital. São Paulo: Editora Agir, 2010. VIDAL, A. Agile Think Canvas. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2017.
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https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=123692
Carga horária do módulo: 10 horas
Ministrantes: Alexandre Del Rey
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Processamento e mineração de texto (text mining). Indexação de documentos. Análise de sentimento e detecção de emoções. Aplicações de algoritmos de chatbot. Aplicações de PLN. DENG, Li; LIU, Yang. Deep Learning in Natural Language Processing. Springer, 2018. JURAFSKY, D. and MARTIN, J.H. Speech and Language Processing: An Introduction to Natural Language Processing, Computational Linguistics and Speech Recognition. 2a edição. Prentice Hall, 2008 KULKARNI, Akshay; SHIVANANDA, Adarsha. Natural Language Processing Recipes. Apress, 2019. PATEL, Ankur; ARASANIPALAI, Ajay. Applied Natural Language Processing in the Enterprise. O'Reilly Media, 2021. TUNSTALL, Lewis; WERRA, Leandro von; WOLF, Thomas. Natural Language Processing with Transformers. O'Reilly Media, 2021.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=123694
Carga horária do módulo: 18 horas
Ministrantes: Daniel Reed Bergmann
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Conceitos e Evolução do BI. Classificação, análise e decisões com dados. Personalização de dados e unidades. Gráficos adequados a cada tipo de variáveis. Aplicações em Power BI e customização de Dashboards. CHEN, H., CHIANG, R. H. L.; STOREY, V. C. Business Intelligence and Analytics: from Big Data to Big Impact. Journal MIS Quarterly, vol. 36, no. 4. p. 1165-1188, 2012. KNAFLIC, Cole Nussbaumer. Storytelling com Dados: um Guia Sobre Visualização de Dados Para Profissionais de Negócios. Alta Books, 2017. SALEH, K.; SHUKAIRY, A. Otimização de conversão A Arte e a Ciência de converter prospects em clientes. Novatec, 2019. SHARDA, Ramesh. Business Intelligence e Análise de Dados para Gestão do Negócio. Bookman, 2019.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=124356
Carga horária do módulo: 21 horas
Ministrantes: Benny Kramer Costa
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Construção de uma visão digital e mobilização de stakeholders. Captura de oportunidade e mitigação de ameaças digitais. Agilidade estratégica e estabilidade de longo prazo. Desafios da execução da estratégia na era digital. Resolução de problemas e aplicações na gestão. CASE, S. A Terceira Onda da Internet: Como reinventar os negócios na era digital. 1ª ed. Alta Books, 2018. DIXIT, A.K.; NALEBUFF, B.J. The Art of Strategy: a Game Theorist´s guide to success in business and life. New York: W. W. Norton & Company, 2008. FENTON, Alex; FLETCHER, Gordon; GRIFFITHS, Marie. Strategic Digital Transformation. A Results-Driven Approach-Routledge, 2019. KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P.A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997. MORAIS, F. Planejamento estratégico digital, 1ª ed. Brasport, 2009.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=124357
Carga horária do módulo: 18 horas
Ministrantes: Paulo Henrique Assis Feitosa
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Conceitos, abordagens e características dos projetos. Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos. Estruturas e escritórios de gerenciamento de projetos (PMOs). Estudos de caso e exemplos práticos. GURJAR, Nikhil. A Forward Looking Approach to Project Management_ Tools, Trends, and the Impact of Disruptive Technologies. Springer, 2017. KERZNER, H. Gerenciamento de Projetos: Uma Abordagem Sistêmica para Planejamento, Programação e Controle. 10ª ed. São Paulo: Blucher, 2011. KERZNER, Harold. Gestão de Projetos - 3ed: As Melhores Práticas. Bookman Editora, 2016. MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 2007. MENEZES, L. C. de M. Gestão de projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas 2009. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management. 7th ed. PMI, 2021. VARGAS, R.V. Manual prático do plano de projeto: utilizando o PMBOK guide. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009. VALERIANO, Dalton L. Moderno gerenciamento de projetos. Pearson Prentice Hall, 2007.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=124358
Carga horária do módulo: 14 horas
Ministrantes: Cesar Alexandre de Souza
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Evolução e à utilização de tecnologias digitais nas operações. Estratégias e negócios das organizações visando a inovação e à competitividade. Aplicação das tecnologias digitais emergentes e/ou disruptivas nas organizações. Novas possibilidades relacionadas à inovação em modelos de negócios. BAWENS, M; KOSTAKIS, V. Network society and future scenarios for a collaborative economy. London: Polgrave Pivot, 2014 CHRISTENSEN, C. O dilema da inovação: quando novas tecnologias levam as empresas ao fracasso. Makron Books, 2001. DYER, J; CHRISTENSEN, C. M; GREGERSEN, H. DNA do inovador - dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012. KEUPER, Frank; SCHOMANN, Marc; SIKORA, Linda Isabell; WASSEF, Rimon. Disruption und Transformation Management. Spring, 2018. OREILLY, C.; TUSHMAN, M. Lead and Disrupt: How to Solve the Innovator's Dilemma. Stanford Business Books, 2006. TIDD, J.; BESSANE, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2008.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=124359
Carga horária do módulo: 14 horas
Ministrantes: Alan César Belo Angeluci
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Introdução à inteligência artificial. Linguagens, ferramentas e tecnologias associadas à IA. Aplicações de IA para solução de problemas complexos. Perspectivas futuras da inteligência artificial. Estudos de casos de utilização de IA. AGRAWAL, Ajay; GANS, Joshua; GOLDFARB, Avi. Máquinas preditivas: a simples economia da inteligência artificial. Alta Books, 2018. FAWCETT, T.; PROVOST, F. Data Science para negócios. 1ª ed. Alta Books: 2016. GOERTZEL, B. e PENNACHIN, C. Artificial general intelligence. USA: Springer, 2010. LANG, Volker. Digital Fluency: Understanding the Basics of Artificial Intelligence, Blockchain Technology, Quantum Computing, and Their Applications for Digital Transformation. Apress, 2021. LUCCI, S. e KOPEC, D. Artificial intelligence in the 21st century. USA: Mercury Learning & Information, 2019. LUGER, G. Inteligência artificial. São Paulo: Pearson, 2013. MEDEIROS, L. F. de. Inteligência artificial aplicada: uma abordagem introdutória. Curitiba: Editora InterSaberes, 2018. SHARDA, Ramesh; DELEN, Dursun; TURBAN, Efraim. Analytics, Data Science, & Artificial Intelligence: Systems for Decision Support. Pearson, 2019.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=124361
Carga horária do módulo: 14 horas
Ministrantes: Marcel Jacques Simonette
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Processo de alinhamento da estratégia de negócio. Gerenciamento de estruturas corporativas e serviços de TI. Estratégias para mitigação de riscos, inconsistências e desperdícios. Normas, políticas e diretrizes do processo de transação de dados. Resolução de problemas e aplicações na gestão. BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013. BLOK, M. Compliance e governança corporativa: atualizado de acordo com a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei 12.846) e o Decreto-Lei 8.421/2015. Rio Janeiro: Freitas Bastos, 2017. LEIGNEL, Jean; UNGARO, Thierry; STAAR, Adrien. Digital transformation: information systems governance. Wiley, 2016. MANSUR, R. Governança da Nova TI: A Revolução. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2013. ROGER D. L.; SERRA, A. C. C. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Editora Autêntica Business, 2017. TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERBE, J. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital Economy. 7th edition, Wiley, 2009.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=124362
Carga horária do módulo: 14 horas
Ministrantes: Antonio Geraldo da Rocha Vidal
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Conceitos básicos de rede neural artificial. Otimização de Redes Neurais Artificiais e funcionamentos. Redes convolucionais, recorrentes e recursivas. Aprendizagem por Reforço (Reinforcement Learning). Estudos de casos e aplicações BALDI, Pierre. Deep Learning in Science-Cambridge University Press, 2021. MANGRULKAR, Ramchandra Sharad; MICHALAS, Antonis; SHEKOKAR, Narendra; NARVEKAR, Meera; CHAVAN, Pallavi Vijay. Design of Intelligent Applications Using Machine Learning and Deep Learning Techniques. CRC Press, 2021. MEDEIROS, L. F. de. Inteligência artificial aplicada: uma abordagem introdutória. Curitiba: Editora InterSaberes, 2018. RATHA, Nalini K; PATEL, Vishal M.; CHELLAPPA, Rama. Deep Learning-Based Face Analytics. Springer, 2021.
Para mais informações, acesse:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=124363
Carga horária do módulo: 14 horas
Ministrantes: Massimo di Felice
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: A existência de uma esfera digital remete à possibilidade técnica de criar redes a-territoriais de informações que passam a alterar as sociabilidades e os significados da ação social que apontam na direção de um maior protagonismo dos sujeitos. O objetivo da disciplina é mostrar os efeitos de tais transformações e as implicações teóricas que remetem ao surgimento de novas teorias sobre os processos comunicativos em redes. Desde o surgimento da sociedade civil internacional, das redes de consumidores críticos, da difusão de uma cultura ambientalista global, a sociedade contemporânea está passando por processos de redefinição contínua de significados e relações. BRIGGS A.; BURKE P. Uma história social da Midia, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2004. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede, S. Paulo, Paz e Terra, 1993. CANCLlNI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas. S. Paulo, Edusp, 2003. DI FELICE, M.. A cidadania digital: a crise da ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais. 1. ed. São Paulo: Editora Paulus, 2020. v. 1. 184p DI FELICE, M.; PEREIRA, Eliete da Silva (Org.) ; ROZA, E. (Org.) . Net-ativismo: redes digitais e novas práticas de participação. 1. ed. Campinas: Papirus, 2017. v. 1. 303p . LEVI, Pierre. O que é o virtual, S. Paulo, Editora 34, 1997. LEVI, Pierre. Cibercultura, S. Paulo, Editora 34. 1993. LEVI, Pierre. As tecnologias da inteligência. S. Paulo, Editora 34, 19…
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Carga horária do módulo: 14 horas
Ministrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: O termo phygital tem origem nas palavras physical (físico, em português) e digital. O conceito relaciona os ambientes online e offline na jornada de consumo. Portanto, é essa lógica que deve pautar o planejamento de marketing, a produção de campanhas e ações e até a análise de dados do comportamento de consumo. CALDAS, Dario. Observatório de sinais. São Paulo: LINDKVIST, Magnus. O guia do caçador de tendências: como identificar as forças invisíveis que moldam os negócios, a sociedade e a vida. São Paulo: Gente, 2010 FARINA, M.; Bastos, D.; Perez C. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 2006 PEREZ, Clotide e SIQUEIRA, Raquel. O uso da metodologia de bricolagem no estudo de tendências comportamentais e de consumo. In II Encontro Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos e Qualitativos. São Paulo: EBPAQ, 2009 SANTOS, Janiene. Sobre tendências e o espírito do tempo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017 VEJLGAARD, H. Anatomy of a trend. NY: McGraw Hill, 2008
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Carga horária do módulo: 14 horas
Ministrantes: Júlio Araújo Carneiro da Cunha
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Introdução ao Customer Journey (CX). Gestão de serviços, experiências relevantes e micromomentos. Criação e planejamento de produtos e serviços digitais. Customer Experience (CX): design, usabilidade e arquitetura. Criação, prototipagem e desenvolvimento com foco no usuário. Estudos de caso e exemplos práticos. BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W., ENGEL, J.F. Comportamento do consumidor, 9ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. FADER, P.; TOMS, S. E. Customer centricity playbook: implement a winning strategy driven by customer lifetime value. USA: Wharton Press, 2018. GARRET, J. J. The elements of user experience. New Riders, 2010. GOTHELF, J. Seiden; UX, J. Lean: Applying Lean Principles to Improve User Experience. USA: O'Reilly Media, 2013. LOWDERMILK, T. Design Centrado no Usuário. São Paulo, Editora Novatec, 2013.
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Carga horária do módulo: 18 horas
Ministrantes: Benny Kramer Costa
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Esta disciplina tem como objetivo fornecer aos estudantes ferramentas e conhecimentos essenciais para a compreensão e execução de pesquisas científicas. Serão abordados temas que vão desde a distinção entre o conhecimento científico e o senso comum até o planejamento, desenvolvimento e apresentação de trabalhos de pesquisa. Referências: COOPER, D.; SCHINDLER, P. Métodos de Pesquisa em Administração. 12ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2016. ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2017. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.HAIR, J.; et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2006. GODOI, C.K.; MELO, R.B, de.; SILVA, A.B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias emétodos.2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010. LAKATOS, E.M.; MARCO NI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. VERGARA, S.C. Métodos de pesquisa em administração, 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
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Carga horária do módulo: 14 horas
Ministrantes: José Glimovaldo Lupoli Junior
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Alinhamento de estratégia e operações. Escala e velocidade ao longo do processo de digitalização. Digitalização das atividades logísticas e de distribuição. Aprimoramento do supply chain por meio tecnologias digitais. Estudos de caso e exemplos práticos. BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006. BOWERSOX, D.L. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2014. MYERSON, P. A. Lean Supply Chain and logistics management. USA: McGraw-Hill, 2012. NOVAES, A. G. N. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. : 4ª ed. São Paulo: Editora Elsevier, 2015. PAKSOY, Turan; ALI, Sadia Samar; KOCHAN, Cigdem Gonul. Logistics 4.0: Digital Transformation of Supply Chain Management. CRC Press, 2020. VINEESH, R. Supply Chain: management best practices. USA: Vineesh, 2018. TURBAN, E.; VOLONINO, L. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2013.
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Benny Kramer Costa
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Oficinas, workshops temáticos e simulação de um ambiente empresarial para a administração e empresas que competem entre si. Desenvolver habilidades de liderança, analítica e de tomada de decisão a partir da análise das regras propostas, das mudanças no ambiente econômico, dos relatórios contábeis e gerenciais emitidos pelo simulador e das políticas e metas da empresa simulada. ALDRICH, C. A. Learning by doing: A comprehensive guide to simulations, computer games, and pedagogy in e-Learning and other educational experiences. San Francisco, CA: Pfeiffer, 2005. FIANI, R. Teoria dos Jogos. São Paulo: Campus, 2003. GRAMIGNA, M. R. M. Jogos de empresas e técnicas vivenciais. São Paulo: Makron Books, 1995. THOMPSON, A.A., Jr.; STRICKLAND, A.J.; GAMBLE, J.E. Crafting and executing strategy. McGraw Hill, 2009. THOMPSON, A. A.; STAPPENBECK, G.J; REIDENBACH, M.A; THRASHER, I.; HARMS, C.C. The Business Strategy Game: Players Guide. McGraw, 2019. VICENTE, P. Jogos de empresas: A fronteira do conhecimento em administração de negócios. São Paulo: Makron Books, 2001.
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Paulo Henrique Assis Feitosa
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: Oficinas e workshops temáticos sobre temas, ferramentas e aplicações. Hackathon para solução de desafio com dados. BINDRA, Jaspreet. The Tech Whisperer: On Digital Transformation and the Technologies that Enable It-Penguin Books, 2019. KELLY, K. The Inevitable: Understanding the 12 technological forces that will shape our future. New York, USA: Penguin, 2016. GEORGE, Babu; PAUL, Justin. Digital Transformation in Business and Society. Theory and Cases. Palgrave Macmillan, 2020. JOHNSON, M. W. et al. HBRs 10 must read on business model innovation. São Paulo: Harvard Business Review Brasil, 2019. OSWALD, Gerhard; KLEINEMEIER, Michael. Shaping the Digital Enterprise. Trends and Use Cases in Digital Innovation and Transformation. Springer International Publishing, 2017. ROGER D. L.; SERRA, A. C. C. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Editora Autêntica Business, 2017.
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Carga horária do módulo: 15 horas
Ministrantes: Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
Descrição:
Detalhamento: A partir da exposição dos princípios da construção da marca, em seus aspectos tangíveis, com base no design gráfico, poderá ser colocado como discussão o comportamento das marcas no novo ambiente, o digital. A princípio, pode ser aqui colocado que as possibilidades dos meios digitais favorecem a construção da marca na mente do consumidor, valorizando ações e campanhas de Branding. Mas por outro lado, a expansão do mundo digital engrandece a concorrência. Por consequência, uma velha estratégia da comunicação torna-se necessária: a Criatividade. AAKER, David A. Construindo marcas fortes. Porto alegre: Bookman, 2007. CHAMMA, N.; PASTORELO, P. Marcas & Sinalização: práticas em design corporativo. São Paulo: SENAC, 2007 GABRIEL, M. Marketing na era digital. São Paulo: Editora Novarte, 2016. HOLLIS, R. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005. STRUNK, G. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: RioBooks, 2001. WOLLNER, A. Alexandre Wollner: Design Visual 50 anos. São Paulo: Cosac&Naify, 2003.
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Coordenador
Benny Kramer CostaVice-Coordenador
Paulo Henrique Assis FeitosaInscrições
Documento principal de identificação (RG, RNE, Protocolo do RNE, Passaporte, etc), CPF, Diploma de Graduação, Currículo, Comprovante de residência, Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, seleção ou matrícula, Histórico escolar atualizado da graduação.


Isenções
O curso oferecerá 10% de bolsas integrais (100%) sobre as vagas efetivamente preenchidas. O curso também poderá oferecer isenção parcial, a critério da coordenação, e desconto de até 20% na mensalidade para alunos que tenham dificuldades financeiras, atestada pela declaração de imposto de renda, ou equivalente, mas que estejam empregados, isto também se aplica para organizações e associações com mais de um candidato selecionado. Qualquer isenção está condicionada a aprovação no exame de seleção. A isenção total é oferecida para alunos que tenham dificuldades financeiras, estejam desempregados ou com empregos ou atividades com baixa remuneração, e demonstrem habilidade excepcional no exame de seleção.
Critérios de Seleção
Análise do currículo e da documentação apresentada.
Critérios de Aprovação
Nota mínima 7,0 em cada disciplina/atividades; numa escala de 0 a 10; frequência mínima de 75% em cada uma das disciplinas e atividades; na MONOGRAFIA a nota mínima 7,0 (sete), numa escala de 0 a 10, avaliada por banca, para aprovação final.
Contatos
- Telefone:(11)91486-8349
Contato: Equipe de Atendimento
- Site:http://www.eca.usp.br
- E-mail:mbagestaodigital@usp.br
