
Especialização
MBA ADMINISTRAÇÃO
- Realização:14/06/2025 até 14/06/2028
- Curso presencial
- Pré-requisito: Graduação
- Edição: 24019
Investimento
24x de R$ 865,00
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
Certificado USP
Vagas: 45
Área de Conhecimento: Administração de Empresas
Objetivo
-Capacitar executivos para o gerenciamento profissional de organizações públicas e privadas pela transferência de tecnologia e oferecer know-how de técnicas de administração moderna; -Fomentar a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes; -Formar líderes de organizações, com visão estratégica para planejar o seu futuro profissional e de suas empresas; -Formar profissionais capazes de aprender constantemente num ambiente em contínua mudança, passando a agir como agentes de transformação.


Público Alvo:
Executivos, empresários e profissionais liberais graduados (administradores, engenheiros, médicos, advogados etc) de empresas públicas ou privadas, que queiram aprimorar conhecimentos que ampliem a capacidade analítica, provendo-os com tecnologias atuais.
Conteúdos / Disciplinas
Carga horária do módulo: 48 horas
Ministrantes: Sonia Valle Walter Borges de Oliveira, Irene Kazumi Miura, Silvia Inês Dallavalle de Pádua, Dalton Siqueira Pitta Marques, Luciano Nakabashi, Ralph Melles Sticca e Ricardo Miguel Sobral
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
Descrição:
1. Aula Inaugural Objetivo Geral: Apresentar o cenário econômico internacional e os principais desafios para o desenvolvimento da economia brasileira, em busca de contextualizar o ambiente empresarial e os problemas que os gestores devem enfrentar para contribuir com a evolução socioeconômica. Conteúdo Programático: - Cenário internacional; - Crises internacionais; - Mercado brasileiro; - Política de rendas, fiscal, monetária e de crédito; - Mercado de crédito brasileiro; - Crédito e desenvolvimento; - Desafios do desenvolvimento econômico e social brasileiro Bibliografia: BAUMANN, R. (org.). O Brasil e a economia global. Rio de Janeiro: Campus, 1996. GREMAUD A. P.; VASCONCELLOS, M. A. S. de; TONETO Jr., R. Economia brasileira contemporânea. São Paulo: Atlas, 2007. BAER, W. A Economia brasileira. São Paulo: Nobel, 2002. GIAMBIAGI, F.; VILLELA, A.; CASTRO, L. B. de; HERMANN, J. (Orgs). Economia brasileira contemporânea: 1945-2004. Rio de Janeiro: Campus, 2005. 2. Integração. Objetivo Geral: Integrar os elementos da nova turma e apresentar questões abrangentes de aspectos éticos no relacionamento em sociedade, na conduta da profissão de Administrador e da evolução da de questões morais e éticas na gestão das Organizações. Conteúdo Programático: - Canais de Comunicação; - Importância da dimensão cognitiva e afetiva no processo de aprendizagem; - Grupos de trabalho/ grupos sociais/ pressão nos gr…
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Carga horária do módulo: 44 horas
Ministrantes: Marcio Mattos Borges de Oliveira, Alexandre Aparecido Dias, André Lucirton Costa e Ildeberto Aparecido Rodello
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
Descrição:
1. Tecnologia da Informação Objetivo Geral: Apresentar aos alunos os procedimentos de construção de sistemas de informações e mostrar a sua importância como ferramenta de apoio à decisão de nas atividades administrativas, transmitindo uma visão gerencial da informação, dos sistemas de informações e de suas implicações para a gestão das empresas. Conteúdo Programático: - Tecnologia de informação e a organização; - Geração de competitividade por meio da inovação tecnológica; - Processo de inovação na empresa; - Auditoria tecnológica e segurança da informação; - Tendências do sistema de informações e vantagem competitiva; - Sistemas baseados em tecnologia na Internet; - Sistemas integrados de gestão; - Tecnologia de Business Intelligence BI aplicado ao negócio; - Outsourcing Desenvolvimento e operação do ambiente de TI. Bibliografia: GARICANO, L. ; KAPLAN, S. N. The Effects of Business-to-Business E-Commerce on Transaction Costs. Journal of Industrial Economics, v. 49, n.4, 2001. GONÇALVES, R. C. M. G.; RICCIO, E. L. Sistemas de informação: ênfase em controladoria e contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009. LAUDON, K. C; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais. Prentice Hall. 7 ed. 2007. LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006. OBRIEN, J.A.; MARAKAS, G.M. Administração de Sistemas de Informação: uma introdução. 13. …
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Carga horária do módulo: 40 horas
Ministrantes: André Lucirton Costa, Eugenio José Silva Bitti, Ricardo Miguel Sobral, Marina Toledo Lourenção Rocha e Lúcia Aparecida da Silva Borges
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
Descrição:
1. Plano de Marketing Objetivo Geral: Apresentar métodos, sistemas e ferramentas para a elaboração de planejamento de marketing para as organizações. Conteúdo Programático: - Inserindo o planejamento de marketing no plano corporativo da empresa; - Analise do mercado no enfoque da cadeia produtiva; - Análise de situação interna de marketing; - Estabelecimentos dos objetivos e metas de marketing; - Estratégias para atingir os objetivos propostos; - Plano de produto; - Plano de comunicação; - Plano de distribuição e logística; - Plano de força de vendas e administração de vendas; - Plano de precificação; - Orçamento; - Execução, controle e acompanhamento e correções. Bibliografia: LAS CASAS, A.L. Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. CASTRO, L.T.; NEVES, M.F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. São Paulo: Editora Atlas, 2005. CONSOLI, M.A.; NEVES, M.F.; CASTRO, L.T. Vendas: Técnicas para Encantar seus Clientes. São Paulo: Bookman, 2007. PAIVA, H. A., NEVES, M. F. Planejamento Estratégico de Eventos. São Paulo: Atlas, 2008. PENTEADO, J.R.W. Os Melhores Casos Brasileiros em Marketing. São Paulo: Makron Books, 1999. KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2012. URDAN, A. T.; URDAN, F. T. Gestão do composto de marketing: Visão Integrada de Produto, Preço, Distribuição e Comunicação. Tá…
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Carga horária do módulo: 60 horas
Ministrantes: Marcio Mattos Borges de Oliveira, Silvia Inês Dallavalle de Pádua, Alexandre de Castro Moura Duarte e Rodrigo Galvão de Souza Faleiros
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
Descrição:
1. Inteligência Artificial nos Negócios Objetivo Geral: Introduzir a IA para profissionais não técnicos, explicando conceitos de IA e como ela pode ser aplicada em negócios para gerar valor. Conteúdo Programático: O que é IA? Definição e conceitos básicos. IA vs. aprendizado de máquina. Como a IA é aplicada nos negócios. Aplicações da IA em vários setores. IA para eficiência operacional e melhoria de produtos. Aspectos sociais e éticos. Implicações éticas da IA. Impacto da IA no trabalho e na sociedade. 2.Internet das Coisas: implicações e Oportunidades para negócios. Objetivo Geral: Este curso oferece uma visão abrangente das oportunidades estratégicas proporcionadas pela Internet das Coisas (IoT) e como as empresas podem adotar essa tecnologia para inovar seus modelos de negócios e melhorar seus processos. Ementa: Visão geral da IoT no contexto dos negócios. Definição e componentes de IoT. Impactos no ambiente de negócios. Estratégia de IoT. Identificação de oportunidades de mercado. Criação de valor e novos modelos de negócios. IoT e dados. Big data e análise preditiva com IoT. Impacto da IA em IoT: de dados a insights. Casos de uso da IoT. Exemplos em manufatura, saúde, cidades inteligentes. Desafios na adoção de IoT. Segurança, privacidade e regulamentação. 3. Gestão por Processo Objetivo Geral: apresentar os conceitos e técnicas relacionados ao gerenciamento de proces…
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Carga horária do módulo: 36 horas
Ministrantes: Sonia Valle Walter Borges de Oliveira, Alessandra Henriques Ferreira e Silvia Inês Dallavalle de Pádua
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
Descrição:
1. Comunicação Escrita e TCC Objetivo Geral: Apresentar técnicas de redação, estilo e pesquisa para a comunicação escrita em ambiente profissional e elaboração do trabalho de conclusão de curso. Conteúdo Programático: - Leitura e Compreensão de textos; - Revisão gramatical, organização e desenvolvimento de ideias; - Técnicas de argumentação, redação e elaboração de textos; - Redação instrumental para administradores; - Lógica e estratégias da pesquisa científica; - Técnicas de revisão de literatura; - Normas e padrões científicos. Bibliografia: ALMEIDA, N. M. de. Gramática metódica da língua portuguesa. 45. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. BABBIE, E. Métodos de pesquisas de survey. Editora UFMG, 2005. COOPER, D. R.; SCHINDLER, P.S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. BLIKSTEIN, I. Técnicas de comunicação escrita. 22. ed. São Paulo: Ática, 2006. CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 6. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013. GOLD, M. Redação empresarial. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. NEIVA, E. G. Moderna redação empresarial. 2. ed. São Paulo: IOB-Thomson, 2004. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 2.Aula de Encerramento Objetivo Geral: Apresentar os resultados obtidos na evolução do curso e discutir os desafios na profissão.
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Carga horária do módulo: 40 horas
Ministrantes: Gilberto Tadeu Shinyashiki, Fabio Ricardo Albieri Michelete, David Forli Inocente, Rafael Altafin Galli, José Mauricio Cagno e Alexandre Vinicius da Silva Pereira
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
Descrição:
1.Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento Objetivo Geral: Identificar os principais pressupostos teóricos que fundamentam a definição das políticas e práticas de recrutamento e seleção da administração de recursos humanos nas organizações, além de atividades e procedimentos dos subsistemas, treinamento e desenvolvimento; avaliação e desempenho e comunicação e os impactos da sua operacionalização da organização. Conteúdo Programático: - Recrutando candidatos; - Criando comprometimento; - Promoção interna; - O processo de seleção; - Questões éticas e legais; - Tipos de testes; - Simulações e amostras de trabalho; - Aplicação em pequenas empresas; - Tecnologia de informação em Recursos Humanos: recrutando pela internet; - Contexto competitivo atual. Treinamento e desenvolvimento; - Processo de treinamento; - Conceitos de treinamento e desenvolvimento; - Processo de treinamento; - Avaliação de programas de treinamento e desenvolvimento; - Educação corporativa. Bibliografia: BERGAMINI, C.; CODA, R. Psicodinâmica da Vida Organizacional: Liderança e Motivação. São Paulo: Atlas,1997. DESSLER, G. Administração de recursos humanos. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2003. FLEURY, M. T. L. As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002. FRANÇA, A. C. L. Práticas de recursos humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2013. HANASHIRO, D.M.M.; TEIXEIRA, M.L.M.; ZACCARELLI, …
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Carga horária do módulo: 48 horas
Ministrantes: Claudio de Souza Miranda, Ralph Melles Sticca, Eduardo Ribeiro Rodrigues, Carlos Alberto Grespan Bonacim e Roni Cleber Bonizio
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
Descrição:
1. Contabilidade Empresarial Objetivo Geral: Introduzir os conceitos fundamentais para a compreensão e análise das demonstrações financeiras, possibilitando o entendimento dos processos contábeis e do impacto nas decisões gerenciais. Conteúdo Programático: - A contabilidade e o contexto empresarial; - Normas internacionais de contabilidade; - O Patrimônio de uma entidade; - Demonstrações financeiras; - Contabilidade por balanços sucessivos; - Contabilização das contas: Método das partidas dobradas; - Regimes de tributação; - Demonstração de valor adicionado e de fluxo de caixa; - Noção de correções monetária; - Contabilidade gerencial. Bibliografia: ERNEST & YOUNG; FIPECAFI. Manual de Normas Internacionais de Contabilidade: IFRS vesus Normas Brasileiras. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2010. IASB. International Financial Reporting Standards (IFRSs). Disponível em: http://www.ifrs.org/Pages/default.aspx. Acesso em: 27 jul. 2105. IUDÍCIBUS, S. de et al. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MARION, J. C. Contabilidade Empresarial. 12. Ed. São Paulo: Atlas, 2006. SILVA, C. A. T.; TRISTÃO, G. Contabilidade Básica: livro de exercícios. São Paulo: Atlas, 2002. 2.Auditoria Objetivo Geral: Propiciar aos alunos os princípios básicos sobre auditoria e sua importância para a administração da empresa. Englobando aspectos técnicos e práticos a temas mais recentes. Conte…
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Carga horária do módulo: 40 horas
Ministrantes: André Lucirton Costa, Eduardo Ribeiro Rodrigues, Carlos Alberto Grespan Bonacim e Eugenio José Silva Bitti
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
Descrição:
1. Matemática Financeira e Análise Projetos Objetivo Geral: Apresentar os princípios básicos do cálculo financeiro e fornecer ferramentas básicas para a tomada de decisão envolvendo planejamento, análise, interpretação e execução de projetos de investimentos. Conteúdo Programático: - Juros e descontos simples e compostos; - Equivalência de capitais; - Série uniforme e de pagamentos; - Sistema de amortização de dívidas; - Noções sobre análise de alternativa de investimento; - O papel do projeto de investimento na tomada de decisão empresarial; - Quadros financeiros do projeto; - Análise quantitativa e critérios de decisão. Bibliografia: ASSAF NETO, A. Matemática financeira e suas aplicações. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009. ASSAF NETO, A.; LIMA, F. G. Investimentos no mercado financeiro usando a calculadora financeira HP12C. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013. FARO, C. Fundamentos da matemática financeira. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. RANGEL, A.S., SANTOS, J.C.S.; BUENO, R.L.S. Matemática dos mercados financeiros. São Paulo: Editora Atlas, 2003. 2. Gestão do Capital de Giro Objetivo Geral: Ensinar conceitos, indicadores e analise do capital de giro. Conteúdo Programático: - Capital de giro líquido; - Capital de giro próprio; - Prazos médios; - Ciclo operacional; - Fontes operacionais de capital de giro; - Fontes financeiras de capital de giro; - Necessidades de capital de giro; - Admini…
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Carga horária do módulo: 32 horas
Ministrantes: Luiz Henrique Ostanel e Sonia Valle Walter Borges de Oliveira
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
Descrição:
1. Planejamento e Administração Estratégica Objetivo Geral: A reconfiguração total de paradigmas e práticas da gestão estratégica do século XX para o mundo do século XXI. Conteúdo Programático: - Estratégia versus Tática; - Tática lida com o presente: estratégia começa num futuro; - Sobrevivência não é estratégia; - Depoimentos; - Estratégias fundamentadas em princípios; - A ALCA dos radicais ponderados 2050: A potência silenciosa de slow life centenária; - A era da geoestratégia pessoal. Bibliografia: BADARACCO JR, J. L. O Sucesso dos Líderes (Silenciosos): um guia não-ortodoxo para fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Campus, 2002. CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: Fundamentos e Aplicações. Rio de Janeiro: Campus, 2004. OLIVEIRA, D. de P. R. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 25. ed. São Paulo: Atlas, 2008. ALMEIDA, M. I. R. de. Manual de Planejamento Estratégico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 2. Simulação Empresarial Objetivo Geral: Desempenar o processo gerencial, através de um exercício de simulação de gestão de negócios, mais conhecido coo Jogos de Empresas, no qual os participantes assumem o papel de administradores de empresas comerciais ou industriais simuladas. Exercitando a tomada de decisões; possibilitando a utilização de ferramentas quantitativas; permitindo integrar e inter-relacionar conhecimentos adquiridos isoladamente durante …
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Coordenador
Janaina de Moura Engracia GiraldiVice-Coordenador
Silvia Inês Dallavalle de PáduaInscrições
Preencher ficha de inscrição disponível no site www.fundace.org.br.


Isenções
As vagas gratuitas serão ocupadas de acordo com a colocação do candidato, solicitante de isenção, na prova de seleção comum a todos os inscritos no curso; caso haja funcionários da USP entre os solicitantes, estes terão preferência sobre os demais, passando às primeiras posições para ocupação das vagas gratuitas.
Critérios de Seleção
A seleção é feita através de análise curricular, entrevista e prova. A aprovação consiste no resultado conjunto de todas as etapas do processo.
Critérios de Aprovação
Nota mínima de 7,0 em cada disciplina (numa escala de 0-10) Frequência mínima de 75% em cada disciplina. Na monografia a nota deverá ser igual ou superior a sete (7) (numa escala de 0-10), avaliada por banca examinadora para aprovação final.
Contatos
- Telefone:08007730070
Contato: Comercial
- Site:http://www.fundace.org.br
